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Proposta Pedagógica

Educação
Infantil

Para o Colégio Divino Salvador, a Educação Infantil é o espaço para promover a aprendizagem a partir das potencialidades de cada criança, do 2º ao 5º ano de vida. O Divino preza pelo aprendizado e interação, fundamentados nos valores cristãos e na parceria família e escola, para assim, favorecer o desenvolvimento pleno dos aspectos físico, cognitivo, emocional, social e espiritual.

Ensino
Fundamental

O Ensino Fundamental reúne duas importantes fases do desenvolvimento. Na primeira fase (1º ao 5º ano) os alunos são preparados para as constantes mudanças da realidade. A formação escolar motiva a criança para o diálogo, incentivando nela o desejo de pesquisar.

Já os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) favorecem a utilização dos conhecimentos já adquiridos, em novas condições e contextos. A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental.

Nossa Proposta Pedagógica é clara em seu posicionamento em relação a que tipo de pessoa humana queremos formar: pessoas conscientes de seus direitos e deveres pessoais, políticos e culturais; pessoas compromissadas eticamente com o bem comum e com a sustentabilidade do meio ambiente; pessoas que saibam intervir na sociedade para torná-la melhor; pessoas que respeitem as diversidades humanas e culturais. Além desse caráter formativo tão desejado, a seguir, caracterizamos um perfil mais específico do nosso aluno ao término de cada etapa escolar:

EDUCAÇÃO INFANTIL

• Ser autônomo na execução de suas necessidades básicas;
• Expressar-se de maneira espontânea, lógica, criativa e crítica;
• Interpretar símbolos e imagens; reconhecer e diferenciar números e letras;
• Apresentar coordenação motora fina e esquema corporal desenvolvidos;
• Ter noção de grandeza, quantidade e espaço;
• Vivenciar e respeitar as regras sociais, sendo capaz de enfrentar os desafios e resolver os conflitos da convivência.

ENSINO FUNDAMENTAL I (do 1º ao 5º ano)

• Saber ler e interpretar textos de gêneros diversos;
• Ser capaz de produzir textos com estrutura linguística, coerência e coesão;
• Apresentar expressão oral clara e concisa;
• Saber contextualizar a matemática com o cotidiano, envolvendo o conhecimento das quatro operações fundamentais;
• Ter autonomia para organização de materiais e rotina de estudos;
• Ter consciência de seus direitos e deveres como filho, aluno e amigo;
• Ser capaz de vivenciar, no seu cotidiano, valores sociomorais trabalhados na escola.

ENSINO FUNDAMENTAL II (do 6º ao 9º ano)

• Saber ler e interpretar textos poéticos, narrativos, descritivos, científicos, informativos e técnicos;
• Ser capaz de redigir textos diversos com coesão e coerência, utilizando-se da norma culta;
• Expressar-se oralmente e por escrito, respeitando a concordância e regência nominal e verbal;
• Conhecer e utilizar os conhecimentos matemáticos como meio de percepção e entendimento da realidade;
• Saber acessar, selecionar e reavaliar os conhecimentos adquiridos, aplicando-os no “ser” e “fazer” cotidianos;
• Ter consciência de seus direitos e deveres como cidadão, zelando pelo bem comum.

A coparticipação do aluno em todo o seu processo histórico-social no âmbito escolar é fundamental, importante e necessária. Para potencializar essa competência, o diálogo é o recurso essencial. É por meio dele que o aluno pode se expressar, confrontar seus pontos de vista, revelar seus sentimentos, aprofundar suas ideias, verbalizar suas iniciativas, assumir suas responsabilidades e organizar-se (Alarcão, 2001). A escola, por sua vez, deve proporcionar tempo e espaço adequados para que esse clima de coparticipação responsável aconteça.

São vários os canais dialógicos oferecidos pela nossa escola para que o aluno possa encontrar eco aos seus anseios e, na medida do possível, vê-los atendidos:

• Professores
• Assistentes e Auxiliares
• Coordenação
• SOE – Serviço de Orientação Educacional
• Auxiliares de Disciplina
• Direção
• Site do Colégio
• Blogs criados pela escola
• Publicações.

Os pais são muito bem-vindos em nossa escola. Compartilhamos com eles nossas alegrias e nossas preocupações em relação à educação dos seus filhos. Entendemos que a parceria – família x escola – pautada na transparência e na confiança mútua exerce papel preponderante na formação e no desempenho escolar da criança e do jovem.

• Compromisso com o acompanhamento da frequência, da agenda e do aprendizado dos filhos: tarefas, pesquisas, deveres, estudo diário;
• Participação nas reuniões e nos acontecimentos escolares;
• Incentivo ao estudo, à leitura e às atividades culturais;
• Envolvimento, presença, diálogo, orientação na superação das dificuldades, respeito, controle, cobrança, reconhecimento e valorização de resultados alcançados;
• Ser exemplo e segurança para os filhos;
• Preocupação em compartilhar com os filhos os valores de cidadania, respeito, companheirismo, solidariedade, autodisciplina, autonomia, responsabilidade;
• Proximidade, respeito e apoio aos coordenadores, professores e funcionários;
• Conhecimento e atenção à aplicabilidade da Proposta Pedagógica;
• Programação e interação responsáveis entre a vida escolar e a vida social/lazer dos filhos;
• Observação a mudanças de comportamento, investigando as possíveis causas;
• Atenção às companhias dos filhos.

O Colégio Divino Salvador se orgulha dessa parceria e enfatiza o quão imprescindível é a presença dos pais nas reuniões e, quando necessário for, no agendamento para conversas com a coordenação, com o professor regente, com o SOE (Serviço de Orientação Educacional), com os demais professores e com a direção.

Agradecemos a valiosa participação e colaboração dos pais na elaboração deste item da nossa Proposta Pedagógica.